Aprenda 6 dicas de copywriting para começar bem na produção de conteúdo para a sua loja virtual.
O que é copywriting?
Copywriting é a prática de escrever textos persuasivos e envolventes com o objetivo de motivar ações específicas como comprar um produto ou assinar um serviço. O termo “copy” se refere ao texto escrito com a intenção de vender ou persuadir, e o “copywriter” é o profissional responsável por criar esse conteúdo. Essa prática também é amplamente utilizada no marketing e na publicidade, tanto online quanto offline, na criação de mensagens persuasivas que atraem a atenção do público-alvo, destacam os benefícios do produto ou serviço.
Além disso, no contexto digital, o copywriting desempenha um papel crucial em várias áreas, como anúncios pagos, páginas de vendas, e-mails marketing, conteúdo de sites, entre outros. O objetivo é sempre envolver o leitor de forma a despertar interesse e motivar a tomada de decisão desejada.
Por que usar copywriting é importante para o meu negócio?
Como já mostrado anteriormente o copywriting desempenha um papel essencial na criação de mensagens persuasivas que não apenas informem, mas também motivem a ação do público, contribuindo assim para o sucesso das estratégias de marketing e comunicação. Além disso, também existem outros motivos que fazem a prática ser tão utilizada atualmente. Confira:
Conversão de vendas:
O copywriting eficaz tem o poder de persuadir visitantes a se tornarem clientes, destacando os benefícios do seu produto ou serviço de maneira convincente e aumentando as taxas de conversão.
Construção de credibilidade:
Uma boa copy não apenas vende, mas também constrói confiança, pois com ela você comunica os valores da sua marca e demonstra conhecimento no setor. Dessa forma é possível estabelecer uma base sólida de credibilidade e uma base de diferenciação relacionada a expertise.
Diferenciação no mercado:
O copywriting destaca elementos únicos do seu negócio, diferenciando-o da concorrência. Isso atrai clientes em busca de algo específico, apresentando seus pontos fortes e proposta de valor de maneira convincente.
Compreensão do cliente:
Copywriters entendem profundamente o público-alvo, criando mensagens relevantes e cativantes ao conhecer as necessidades, desejos e dores dos clientes. Ou seja, a mensagem que chega ao destino final é especial e única e isso faz com que o seu cliente tenha uma experiência que ele fará questão de compartilhar.
Adaptação a diferentes canais:
O copywriting é uma prática que permite adaptar mensagens para diferentes plataformas, garantindo consistência na comunicação, seja em um site, anúncio, redes sociais ou e-mail marketing, contribuindo para uma comunicação eficaz em todos os canais. Portanto, tudo o que você quiser falar será falado da mesma forma em diferentes canais, cada um adaptado a sua forma de consumo.
Confira agora dicas de copywriting para melhorar o seu conteúdo:
Se você planeja dar um boom no seu conteúdo utilizando essa técnica, mas ainda não sabe como, então confere algumas dicas de copywriting que não podem faltar na hora de produzir a comunicação da sua loja:
1. Conheça seu público-alvo:
Antes de começar a escrever, compreenda profundamente quem é seu público-alvo, esse é um ponto chave para uma boa produção de conteúdo. Portanto, estude quais são suas necessidades, desejos, preocupações e linguagem. Quanto mais você entende seu público, mais eficaz será sua mensagem, pois terá detalhes que individualmente só o seu consumidor irá entender.
2. Destaque benefícios, não apenas características:
Ao descrever um produto ou serviço, concentre-se nos benefícios que ele proporciona aos clientes. Ao utilizar essa técnica escreva as descrições respondendo a pergunta “o que há para mim nesse produto?”. Dessa forma seus textos serão mais persuasivos do que simplesmente listar características. Faça o seu cliente entender que ele estará investindo em algo e não apenas fazendo um gasto qualquer.
3. Crie o senso de urgência no seu consumidor:
Utilize técnicas que gerem uma sensação de urgência ou escassez. Isso pode incluir ofertas por tempo limitado, quantidades limitadas, ou destacar os benefícios imediatos de agir agora. Esses elementos incentivam a tomada de decisão rápida e evitam o processo de abandono de carrinho.
4. Utilize um bom storytelling:
As pessoas se conectam emocionalmente com histórias. Introduza elementos narrativos que ilustram como seu produto ou serviço resolve problemas ou melhora a vida do cliente. Exemplos práticos e relatos reais são poderosos para creditar a utilidade do seu produto. Ou seja, invista em contar boas histórias.
5. Crie títulos cativantes:
O título é frequentemente a primeira coisa que as pessoas veem. Por isso, ele precisa ser cativante, claro e relevante. Ele também pode ser intrigante, despertar curiosidade ou oferecer uma solução direta para um problema. O foco é deixar a criatividade fluir para garantir a atenção do comprador de forma imediata. Afinal, um bom título atrai a atenção, incentiva a leitura e posteriormente, a compra.
6. Inclua chamadas para ação (CTAs):
Termine sua mensagem com uma chamada clara para ação. Seja específico sobre o que você quer que o leitor faça, seja comprar um produto, preencher um formulário ou participar de uma promoção. Facilite a ação e torne-a irresistível. Faça ele compreender que assim como os outros ele precisa estar por dentro dessa ação, que se ele não a fizer será o único que estará perdendo uma chance incrível.
Com muita prática e essas dicas de copywriting incríveis você com certeza irá acertar na produção de conteúdo para a sua loja. Outra forma de iniciar com essa prática é conhecendo profissionais da área que possam auxiliar de maneira ainda mais assertiva a planejar a comunicação do seu negócio. Essa decisão vai depender de muitos fatores, mas como vimos, não precisa de muito para começar a investir. Estude e veja qual a melhor opção para o seu negócio.
Por fim, ficou claro que dominar as técnicas de copywriting é essencial para qualquer estratégia de marketing bem sucedida. Portanto, invista em estar combinando essa técnica a outras estratégias para alavancar as vendas e reconhecimento da sua loja. E lembre-se: o importante é manter-se atualizado, adaptando-se às respostas do seu público e contando boas histórias. Dessa forma, será inevitável alcançar um destaque positivo dentro do mercado online.