Dropshipping ou PLR? Entenda como cada modelo de negócio funciona e compreenda os principais pontos na hora de escolher qual seguir.
O que é Dropshipping?
Dropshipping é um modelo de negócios no qual o vendedor não mantém produtos em estoque, em vez disso, ele faz parceria com fornecedores ou fabricantes que cuidam do armazenamento, embalagem e envio dos produtos diretamente aos clientes. Ou seja, o empreendedor é um intermediário que promove e vende os produtos. Neste modelo o diferencial está nas atividades de marketing, atendimento ao cliente e expansão do negócio que serão promovidas.
O que é PLR (Private Label Rights)?
Private Label Rights ou “Direitos de etiqueta privada” é uma licença que permite a compra de um produto digital como e-books, artigos, software, etc, e em seguida, permite também a modificação e venda desse produto como seu próprio. Em essência, os PLR fornecem permissão para usar o conteúdo de maneira flexível, muitas vezes possibilitando que o comprador adicione seu próprio nome, logotipo e outras personalizações ao material.
Dropshipping ou PLR: Entenda qual opção pode ser melhor para você.
Os dois modelos de negócios claramente são diferentes e possuem cada um suas próprias características e vantagens. Portanto, vamos analisar brevemente ambos para te ajudar a entender melhor:
Dropshipping:
No dropshipping, uma de suas maiores vantagens é que você não mantém os produtos em estoque. Em vez disso, quando você vende um produto sua compra é realizada por meio de um terceiro que realiza o envio diretamente ao cliente. Isso lhe poupa preocupação com espaços físicos e estoque acumulado, parado.
Operação:
Sendo o envio do produto feito pelo revendedor, sua operação fica voltada a impulsionar as vendas e o marketing dos produtos. Dessa forma, é mais fácil focar no desenvolvimento da sua loja como marca, aumentando sua credibilidade e visualizações.
Riscos:
No dropshipping há menos riscos financeiros em termos de estoque, mas você depende dos fornecedores para processar pedidos eficientemente. Portanto, existe um trabalho minucioso na escolha das empresas que trabalham com você, já que grande parte da operação dependerá delas.
Private Label Rights (PLR):
No sistema de PLR, você adquire o direito de usar, modificar e muitas vezes mudar o rebranding de produtos digitais ou conteúdos, como já mencionado. Portanto, o produto passa a ter a sua marca e chega ao cliente como sendo criado e feito por você.
Operação:
No caso do PLR a operação fica toda por sua conta já que você personaliza o conteúdo adquirido e o utiliza como se fosse seu próprio. Dessa forma, sua marca pode ser usada para criar produtos, cursos, ou conteúdo próprios para o seu público alvo.
Riscos:
Existem nesse sistema menos riscos financeiros em comparação com a criação de conteúdo do zero já que a maioria dos produtos já podem até ter sido testados. Entretanto, a qualidade e a exclusividade do seu conteúdo podem variar dependendo do fornecedor de PLR e dos concorrentes que também utilizam da parceria.
Portanto, a escolha entre qual modelo de negócio seguir, Dropshipping ou PLR, dependerá muito da avaliação individual de seus objetivos e preferências, o que você espera alcançar e como também. Para isso:
– Se você está interessado em vender produtos físicos sem a necessidade de gerenciar o estoque, o dropshipping pode ser uma opção atraente.
– Entretanto, se o seu desejo for criar produtos digitais rapidamente, sem a necessidade de começar do zero, o PLR pode ser uma escolha eficiente.
- Importante: Lembre-se de que ambos os modelos de negócios têm suas próprias complexidades e exigem esforço e gestão adequados para obter sucesso. Portanto, é essencial fazer um estudo aprofundado e entender como ambos em sua individualidade podem colaborar com o seu desenvolvimento dentro do mercado antes de tomar uma decisão.
Confira agora uma lista com vantagens e desvantagens de cada modelo:
Vantagens do Dropshipping:
1. Menos investimento inicial
2. Variedade de produtos
3. Foco em marketing e vendas
4. Flexibilidade geográfica (possibilidade de operar de qualquer lugar do mundo)
5. Baixo risco de estoque encalhado
Desvantagens:
1. Margens de lucro menores
2. Dependência de terceiros
3. Menos controle sobre estoques e entrega
4. Concorrência intensa
5. Desafios de gerenciamento de relacionamento com clientes
Vantagens do PLR:
1. Economia de tempo e esforço
2. Custo efetivo
3. Flexibilidade de uso
4. Rápido lançamento de produtos
5. Variedade de tópicos
Desvantagens:
1. Falta de exclusividade
2. Qualidade variável
3. Restrições de uso
4. Competição de preços
5. Menos controle sobre a mensagem
Afinal, Dropshipping ou PLR?
A resposta dependerá de suas preferências. Entretanto, para concluir, tanto o dropshipping quanto o PLR apresentam oportunidades e desafios distintos para empreendedores digitais. Ambos possuem vantagens a serem exploradas e desvantagens que podem facilmente serem contornadas com estudo e experiência na área do mercado online. Ou seja, a escolha entre dropshipping e PLR dependerá dos seus objetivos, recursos e preferências individuais, sendo essencial uma análise detalhada antes de embarcar em qualquer desses modelos de negócios. Tentativas podem ser feitas para estudar a viabilidade de cada modelo. Outro método interessante é conferir a experiência de outras pessoas consolidadas no mercado e assim comprar realidades.
No fim, para se obter o sucesso necessário no vasto mundo do comércio online é necessário muitos momentos de dedicação e estudo das estratégias que podem alavancar e tornar o seu negócio único. Dessa forma, invista em know how para expandir as possibilidades do seu empreendedorismo.